Pesquisar este blog (o que você procura?)

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Tapioca!!! Delícia...

Pois é... como já contei, chegando de viagem à Bahia e com alguns quilinhos a mais( a família toda engordou) rsrsrs. Sabe oque eu comia quase todo dia? Tapioca! Huuuuum... Não satisfeita trouxe a farinha pra preparar estas delícias em casa, mas, será que tapioca e dieta combinam? Vejamos...

Imagem extraída de: www.minhavida.com.br


"Equilibre a tapioca 
Como é feita de farinha de polvilho e água, a massa da tapioca é pouco nutritiva. Uma porção de 50 gramas da massa tem 68 calorias e apenas 1,6 gramas de proteínas. "Ela é rica em carboidratos, o que faz dela, enquanto pura, uma alimentação pouco saudável", explica a nutricionista Cristiane Ruiz. 

A dica é tentar compensar na escolha dos recheios, a deficiência nutricional da massa. Com o cuidado de não abusar nos ingredientes calóricos, que podem tornar a receita nutritiva e mais gorda também. Cristiane Ruiz sugere opções mais light de recheio, como o de Romeu e Julieta light, feito com geleia de goiaba diet e queijo branco." Vejam mais informações nutricionais: aqui.

Modo de preparo 

Umedeça o polvilho com água, para dar uma liga e deixe na geladeira por 12 horas. Passe a massa numa peneira e misture uma pitada de sal. Separe uma pequena quantidade  da mistura e coloque em uma frigideira aquecida como se fosse uma panqueca, deixe a farinha ficar úmida e vire com uma espátula. Depois, basta espalhar o recheio escolhido em cima da massa base, dobrar ao meio e servir. 

Veja como hidratar a farinha da tapioca: video.

Sugestões de recheios salgados:

Queijo, frango e requeijão 

Queijo, orégano e manteiga 
Carne seca com catupiry 
Calabresa com queijo 
Quatro queijos 


Sugestões de recheios doces:
Leite condensado(diet) com coco
Banana com leite condensado(diet) e canela 
Banana e chocolate 
Romeu e Julieta 
Chocolate com coco 

Sugestões de recheios light
Queijo, orégano e manteiga (50 g): 366 calorias por porção 
Frutas com geleia (50 g): 250 calorias por porção 
Queijo fresco, peito de peru e tomate seco: 327 calorias por porção 
Ovos mexidos, tomates sem sementes e orégano

Extraído de: www.minhavida.com.br/alimentação









Um comentário: